sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Educação em Goiás - é melhor um pássaro na mão?

"É melhor um pássaro na mão do que dois voando" Mas o que é isso meu deus do céu? Que história é essa? Eu quero é voar junto com os pássaros. Esse ditado traduz o sentimento daquele que se acomoda por medo do novo, do desconhecido, de arriscar e pior, o medo de perder. Uma pessoa assim é aquela que não conhece as habilidades que possui e nem a capacidade de se reinventar. O que segura o pássaro não mão é aquele que recebe a moeda e a enterra para não perdê-la.

Eu ensinava aos meus alunos a diferença entre Job e Work, entre knowledge e wisdom. É melhor a sabedoria (wisdom) e o trabalho (work) do que o conhecimento (knowledge) e o emprego (Job). Ter conhecimento sem ter sabedoria para usá-lo de nada adianta. Ter emprego e não saber trabalhar também não resolve muita coisa. Emprego a gente pode perder mas quem sabe trabalhar cria oportunidades e aquele que possui sabedoria consegue fazer melhores escolhas.

Diante do que o governo de Goiás vem fazendo com os professores, penso que o professor sábio e que conhece a força do seu trabalho não deve aceitar esta situção em hipótese alguma. É preciso coragem para voar, para encarar o opressor sem medo das retaliações.

Se existe alguma coisa que paralisa o oprimido de lutar por seus direitos essa coisa é o medo de perder o emprego e ficar sem as migalhas que lhe garantem pelo menos o pão de cada dia enquanto a dignidade vai pro ralo.

Parafraseando os Titãns: A gente não quer só comida a gente quer comida e dignidade

jasieLCalixto




Nenhum comentário:

Postar um comentário